terça-feira, 24 de julho de 2007

Exposição "PROCURAR PORTUGAL"

Uma das iniciativas do projecto "Allgarve" é esta exposição em Faro, no Museu Municipal - diga-se que a página do museu não faz nenhuma referência a esta exposição, pelo menos por enquanto! - até 30 de Setembro.

Esta exposição é feita com o trabalho de três fotógrafas que têm vindo, com frequência a Portugal "numa busca da identidade do nosso País"!

As três fotografas são:

* Candida Hofer

Esta fotógrafa alemã, nascida em 1944, é especialista em fotografia de grande formato de espaços, nos quais capta a "psicologia da arquitectura social". Tem este livro à venda (Amazon - $40):




* Hannah Collins

Nasceu em Londres em 1956 e tirou o curso na "Slade School of Fine Art" em 1979. As suas fotografias mostram o seu interesse por sítios ocupados por pessoas que vivem à margem da sociedade. Ela descreve o seu trabalho como escultural e pictórico. As suas imagem podem variar de um a trinta metros de tamanho e são montados nos mais variados suportes, desde papel a metal.




* Rineke Dijkstra

Fotógrafa holandesa, nascida em Sittard em 1959. Ela esteve na "Rietveld Academie" em Amesterdão, de 1981 até 1986. Ela é mais conhecida pelos seus retratos na praia, nos quais ela fotografou adolescentes e a sua complexidade.



Fez em Portugal um trabalho igualmente famoso:




piano fortissimo

Afinal não é preciso ir a Lisboa para ver exposições interessantes.

Em Alvaiázere, no Museu Municipal, está patente esta importante mostra:



A exposição foi produzida pelo Museu Vostell Malpartida e pela Fondazione Mudima de Milão - instituições detentoras das obras.

A Mostra é composta por 16 pianos, tratados por distintos artistas pertencentes ao Movimento FLUXUS e documentados por uma série de fotografias históricas da autoria de Fabrizio Garghetti.

É no quadro do Movimento FLUXUS que nasceu a ideia de uma Mostra em que os artistas, tendo como base um piano de cauda, recriam um novo universo conceptual.

Em Alvaiázere até 7 de Outubro. E para mais a entrada é gratuita!
Escrita de números

Para facilitar a representação e a leitura dos números e simultaneamente afastar a possibilidade de erros de interpretação, a Nona Conferência Geral de Pesos e Medidas, reunida em Sèvres em Outubro de 1948, votou uma série de resoluções tendentes a atingir aquela finalidade.

Como princípios:

* A vírgula é exclusivamente destinada a separar, nos números, a parte inteira da parte decimal.


* Os números serão escritos em grupos de três algarismos a partir das unidades, quer para a esquerda, quer para a direita (parte decimal).

Exemplos:
32 048
21 237,459 32


* Os grupos de três algarismos, tanto da parte inteira como da parte decimal, se ela existir, devem ser separados por um espaço igual ao ocupado por qualquer dos algarismos, no caso da escrita dactilográfica, e um pouco inferior, no caso da impressão.

Portanto, deve escrever-se:

1 437 385,327 61

e não

1.437.385,327.61

nem

1’437’385,327’61

nem

1437385,32761

nem tão-pouco

1:437:385,327:61

Eu tirei este texto da Norma Portuguesa (NP9:2006). Acho importante estes assuntos estarem normalizados, ou como muita gente diz : "estandarizados"!, para estarmos todos sintonizados.
Seeds (Erva) na RTP2

Ontem vi e gostei.

Tem humor, é um retrato - parodiado, é certo - da sociedade ocidental, passa a um horário que dá para ver sem fazer noitada!

Já há uma 2ª. temporada (que dizem que é à maneira). Para essa season fizeram 11 versões para o genérico. Aqui ficam as versões:



Os artistas que cantam são (pela ordem de entrada):

Elvis Costello;
Death Cab for Cutie;
Engelbert Humperdinck;
Kate & Anna McGarrigle (em Francês);
Composição Orquestral por Charlie Barnett;
Aidan Hawken;
Ozomatli;
The Submarines;
Tim DeLaughter;
Regina Spektor;
Jenny Lewis & Johnathan Rice;
Malvina Reynolds(Versão original).

O tema chama-se "little boxes".

segunda-feira, 16 de julho de 2007

A propósito de eleições...

Eu não sou fã de "Samuel, o Puto", mas tenho de lhe dar razão.

terça-feira, 10 de julho de 2007

ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

Uma área com a qual eu me preocupo é a SHT (segurança e higiene no trabalho), assim deixo aqui este vídeo sobre ergonomia no escritório:

segunda-feira, 9 de julho de 2007

50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA NA FCG

Não quero perder esta exposição! E termina de hoje a 2 meses.

Com o nome de "50 anos de arte portuguesa", esta exposição na Fundação Calouste Gulbenkian mostra um conjunto vasto de autores com elevado reconhecimento na História de Arte Portuguesa.

Tenho de lá ir!